Mais de 5 mil pessoas conheceram os atrativos turísticos do Paraná durante a 41ª Feira de Turismo das Américas, realizada de 4 a 8 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Com um estande de 150 metros quadrados, a Secretaria de Turismo trabalhou de forma cooperada com prefeituras municipais do Estado, Convention Visitors & Bureau, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Instâncias de Governanças (IGR’s). “A forma cooperada de atuação em feiras tem se mostrado positiva, pois conseguimos otimizar o espaço com diversidade de serviços e informações, além de passar uma imagem positiva do Paraná nos mercados nacional e internacional”, disse o secretário de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo.
Quem visitou o estande encontrou um balcão para informações, um lounge para descanso e a distribuição de brindes e material promocional das 10 regiões turísticas do Paraná, além de atendimento personalizado para imprensa, profissionais do segmento e o público em geral.
Também foi exibido o vídeo da campanha “Paraná Prazer em Conhecer”, que destaca com imagens terrestres e aéreas as belezas de Foz do Iguaçu, Curitiba, Ponta Grossa e do Litoral, entre outros atrativos.
Uma das ações que movimentou o espaço foi a degustação de alimentos típicos parananenses. “Por meio da parceria com a Prefeitura de Paranaguá, que disponibilizou o barreado, prato típico da culinária do Litoral paranaense, e da Prefeitura de Antonina, que ofereceu o palmito pupunha e a bala de banana, conseguimos atrair grande quantidade de visitantes ao nosso estande”, completa Pitombo.
O Ministro do Turismo, Gastão Vieira, esteve no estande e saboreou o barreado e a bala de banana. Ele foi presenteado com um avental do Projeto Gastronomia Paraná, entregue pelo secretário Pitombo e a diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika.
Outra atração do estande foi a parceria com empresários do polo de vestuário do município de Maringá, que visa a divulgação do segmento de compras. Outro parceiro foi o Convention & Visitors Bureau de Curitiba, que ofereceu informações sobre seus associados e promoções de estadias em hotéis da capital paranaense.
Pitombo lembra que a divulgação dos atrativos turísticos dos municípios faz parte da orientação do governador Beto Richa de promover a aproximação entre governo estadual e lideranças municipais em prol do fortalecimento da atividade turística nas cidades paranaenses. “A Secretaria de Turismo do Paraná destacou as potencialidades das 10 regiões turísticas do Estado e divulgou os encantos e belezas do Paraná para os representantes de outros estados e países“, concluiu.
A diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, afirma que a participação do Estado na Feira de Turismo das Américas 2013 cumpriu o papel de posicionar o Paraná como destino turístico ideal, com opções para todos os segmentos. “Recebemos elogios pela postura de oferecer opções em cinco segmentos do turismo – religioso, negócios e eventos, cultural, ecoturismo e gastronômico”, explicou.
O secretário avalia a participação do Paraná na 41ª Feira de Turismo das Américas foi bastante positiva. “Conseguimos visitação expressiva e também promover networking entre os profissionais que integram os diversos elos da cadeia produtiva do setor de viagens e turismo”.
A FEIRA – Considerada a maior feira de turismo da América Latina, a 41ª edição aconteceu de 4 a 8 de setembro, no Anhembi, o maior Centro de Exposições da América Latina, sediado na cidade de São Paulo. Com o slogan “Seu principal destino de negócios”, o evento ocupou uma área de 58,2 mil metros quadrados com mais de 2,7 mil expositores e a participação de mais de 60 países.
A próxima edição da Feira de Turismo das Américas será realizada entre os dias 24 a 28 de setembro de 2014. O evento mudará de nome. Será a Abav Expo Internacional de Turismo. Segundo o presidente da Abav, Antonio Azevedo, a mudança se deve à proporção alcançada pelo evento. “Decidimos mudar em função da feira deste ano ter contado com a participação de cerca de 60 países, que não representam apenas o turismo das Américas”, esclareceu. Ele informou que o contrato com o Anhembi vai até 2015.
Fonte: AEN.