O programa Arca das Letras, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com a Eletrosul, irá entregar, nesta semana, 19 bibliotecas comunitárias. O objetivo é proporcionar o acesso à leitura e ao conhecimento, por meio da disponibilização de 200 livros às pessoas que moram no campo ou em localidades afastadas dos centros urbanos.
Nesta terça-feira (29), será a vez de três comunidades de Antonina receberem as arcas. Já na quarta-feira (30), será realizada a entrega de 11 bibliotecas, que são destinadas aos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, além de Agudos do Sul, Piraquara, Campina do Simão e Quedas do Iguaçu. Por fim, na quinta-feira (31), as comunidades do município de Guaraqueçaba recebem cinco bibliotecas.
A entrega dessas arcas representa a conclusão do segundo ciclo da parceria entre Eletrosul e MDA, que teve início em 2012 com a entrega de 390 bibliotecas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A empresa foi responsável pela contratação da confecção das arcas, pelas camisetas fornecidas aos agentes de leitura e pela logística para entrega dos materiais. Desde 2007, quando foi firmado o convênio para o primeiro ciclo, a empresa doou ao programa um total de 1.000 bibliotecas.
Criado em 2003, o Arca das Letras beneficia agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas. Os livros são escolhidos de forma a respeitar a cultura de cada região e um agente de leitura fica responsável pela guarda da arca e empréstimo dos livros. As comunidades também escolhem o local onde a biblioteca será instalada.
O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.
Para 2013, a meta do programa é beneficiar mais 33 mil famílias, levando 650 novas bibliotecas a comunidades rurais de todo o Brasil. Nesses dez anos, o programa já envolveu cerca de 1,5 milhão de pessoas. Só no Paraná, foram implantadas 417 bibliotecas.
Produção das arcas diminui pena de detentos
As arcas fornecidas pela Eletrosul nesse segundo ciclo foram produzidas pelos detentos da Penitenciária Agrícola de Chapecó, em Santa Catarina. Um total de 500 arcas foi fabricado na oficina de marcenaria da unidade prisional. Além de receber salário, os detentos têm redução da pena – um dia de redução para cada três trabalhados.
“Além de promover a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, o programa contribui para o desenvolvimento das pessoas no meio rural, além de contribuir com a ressocialização dos detentos que atuam na fabricação dos móveis”, destacou a gerente da Assessoria de Responsabilidade Social da Eletrosul, Denise Basílio.
Entrega de Arca das Letras em Antonina
Data: terça-feira (29/10)
Horário: 10h30
Local: Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Antonina – Rua Nicolau Feres, 234, Batel.
Data: quarta-feira (30/10)
Horário: 10h30
Local: Auditório da Delegacia da Polícia Federal de Paranaguá – Rua Manoel Bonifácio, 309, Centro Histórico.
Data: quinta-feira (31)
Horário: 10h30
Local: Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura de Guaraqueçaba – Rua Major Domingos do Nascimento, 40.
Ass. de Imprensa: Tatiana Lima.