O novo presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Antonina tomou posse nesta sexta-feira (5). Representando o Bloco do Poder Público, o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Portos (SEP), Gustavo Dullius, assumiu a presidência no lugar do também representante do Governo Federal, Luiz Hamilton Lima Mendonça. Esta foi a primeira reunião do CAP após a regulamentação da nova lei dos portos, a terceira deste ano.
O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, reassumiu o compromisso de dar continuidade às reuniões e discussões de todos os temas ligados ao desenvolvimento do Porto de Antonina, junto à comunidade portuária.
“Apesar da atual configuração do CAP, prevista na nova legislação federal, a Appa vai continuar prestando informações, esclarecimentos, ouvindo e realizando os debates com toda a comunidade portuária. Reafirmo essa posição para que a gente posa continuar construindo as soluções e decisões de maneira integrada”, afirmou Dividino.
De acordo com o diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, seguindo essa política do amplo debate, o novo presidente do CAP assume a missão de contribuir para o projeto de revitalização do Porto Barão do Teffé.
“Estamos colocando em prática, por determinação do governador Beto Richa, o plano de modernização do Porto de Antonina. Temos a missão de implementar melhorias no Porto Barão do Teffé. O presidente que hoje deixa o CAP sempre foi parceiro nessa nossa missão. Ele tem nos auxiliado com algumas demandas junto ao Governo Federal, na Secretaria de Portos. Tenho certeza que o próximo presidente também vai se somar a esse trabalho. Até porque a nossa comunidade – que participa do CAP – cobra muito”, comenta Souza.
Ele disse que a expectativa da comunidade de Antonina é grande, principalmente pelo tempo que o terminal ficou relegado a segundo plano. “Cada tijolo em uma nova obra realizada aqui, cada emprego que a gente gera, é muito comemorado pelos antoninenses. Por isso, conto com o apoio do representante da SEP”.
PRESIDENTES – Luiz Hamilton Lima Mendonça deixa o CAP de Antonina, depois de duas gestões, de dois anos cada, e segue para assumir o CAP do Porto do Recife. “Nesse tempo, tivemos muitas conquistas, como a vinda da Techint para Antonina, a volta dos navios de fertilizantes, a aprovação do Plano de Zoneamento e Desenvolvimento do Porto Organizado de Antonina, entre outras ações desenvolvidas em conjunto com a comunidade para melhorar o Porto de Antonina e a economia local”, comemora o presidente que agora deixa o cargo.
Esta é a primeira experiência em CAP do novo presidente, Gustavo Dullius. “Vou tentar dar sequência ao trabalho do Luiz Hamilton, principalmente no que diz respeito à atração de novas cargas, investimentos e tentar atender as expectativas da comunidade”, afirma. Segundo o representante da SEP, um dos papeis que ele assume, a partir de agora, é “ser embaixador do Porto de Antonina, não apenas junto à SEP, mas ao Governo Federal num sentido amplo”.
Fonte: AEN