Desde às 7 horas desta quinta-feira (28/04/2016), a Polícia Militar do Paraná apoia a Justiça em uma reintegração de posse que está ocorrendo na localidade denominada Curitibaiba, na cidade de Antonina. A área de propriedade particular conta com 67 unidades de habitação irregulares, entre pequenas casas já estruturadas e barracos. A ação policial é comandada pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM). A desocupação é pacífica e nada de ilícito foi encontrado com as pessoas até o momento.
A leitura do mandado judicial, expedido pela Comarca de Antonina, foi feita por volta às 8h30 pela oficial de justiça designada à liderança da área a ser reintegrada. No local, no momento da chegada das equipes, foram encontradas aproximadamente 10 pessoas, outras começaram a chegar no local depois de um tempo.
“A Polícia Militar está agindo de forma a manter a integridade física das pessoas e trazer segurança para que a justiça faça seu trabalho, dentro dos critérios de Polícia Comunitária e sempre observando os direitos humanos”, destaca o Comandante da operação de reintegração e Comandante da 3ª Companhia do 9º BPM, capitão Cristiano Stocco Rosa.
O proprietário do local deixou um ônibus à disposição das pessoas que não tivessem condições de se deslocarem a outros lugares. Foi dado ainda tempo para as pessoas retirarem seus pertences do local e esse tempo ainda está em vigor. “A operação deve seguir até às 18 horas enquanto houver desmanche dos barracos. As pessoas que desmontarão suas habitações preencheram um questionário dizendo o que tem na casa e podem levar seus pertences. Também é permitida a entrada de caminhões e outros carros no terreno para a retirada dos objetos das pessoas”, acrescentou o capitão Stocco.
Participam da ação de apoio à justiça, comandada pelo 9º Batalhão da Polícia Militar, policiais desta unidade, do 22º e 17º Batalhões da PM, todos pertencentes ao 6º Comando Regional (6º CRPM).
Fonte: Policia Militar do Paraná.